17 de março de 2010

Dietas vs Exercício Físico

Bom dia!!!!
Parece que o sol veio para ficar... será? Depois de tantos meses, apenas com chuva, frio e vento, veio a calma, o calorzinho (pouco, diga-se) e o SOL :) ahhh que bom sair de casa e apanhar com os primeiros raiozinhos de sol, a adivinhar a Primavera, que está a chegar!
Pois é, e com o Sol vem o quê? A vontade de usar menos roupa, não ter de vestir aqueles mega casacões, que nos deixam quentinhas, mas que escondem a nossa silhueta. E, agora reparamos que afinal, aquela blusa já não fica tão bem porque a barriga está um pouco proeminente, ou as calças ficaram um pouco mais justas... e desejamos que volte os dias frios para nos escondermos atrás da roupa.
Não desesperes. Ainda vais a tempo de recuperar para teres um verão fantástico. Os próximos post vão ser dedicados ao exercício físico, e a cuidados a ter com a alimentação.
Antes demais:
  • Diz NÃO às dietas malucas, em que passas dias sem comer, ou apenas ingeres líquidos!!!
  • Não há milagres (mete isso na cabeça, n há cremes milagrosos que fazem desaparecer a celulite, não há dietas da fruta, da sopa etc eficazes, só vais andar a fazer o efeito ió ió, ou seja, engordas, emagreces, engordas, emagreces, e o nosso objectivo é estabilizar e manter o peso certo?)
  • Em primeiro lugar está a tua saúde, ao termos uma alimentação cuidada, e fazermos exercício físico, a tua auto-estima vai melhorar, transformas-te numa pessoa saudável, sem colesterol alto, nem açucares, e estás a trabalhar para evitar sofrer de doenças cardiovasculares no futuro.
  • Dedicação - é o que vais precisar, ninguém diz que é fácil, é muito melhor ficar no sofá a ver um bom filme, ou uma serie, e estar a petiscar, em vez de estar uma hora no ginásio a transpirar, ou a praticar qualquer exercício físico ao ar livre. Vais querer resultados visíveis, mas isso não acontece de um dia para o outro, por isso não desanimes!!

Dito isto, pergunta a uma amiga ou amigo se querem frequentar um ginásio perto de casa, as vezes ter companhia, é bom para motivarem uma a outra, e terem um pouco de conversa, dando a sensação que o tempo passa mais depressa. Se não tiveres hipótese de frequentar ginásio, ou não gostares de fazer as máquinas de musculação ou cardio fitness, tens sempre as aulas de grupo. Hoje em dia há uma grande variedade, e como estão todos reunidos, acaba por ser muito motivante, termos alguém que puxe por nós. ATENÇÃO - nem todas as modalidades têm por objectivo a perda de massa gorda. Para a perderes deves conjugar com 30 a 1h de cardio três ou quatro dias por semana, andar de bicicleta, eliptica e passadeira são bons exemplos.

Se não gostas de praticar exercício em sítios fechados, vai para a rua, para uma zona própria à prática de exercicio, começa a andar, a um ritmo acelerado, não é a passear, para o teu corpo começar a habituar-se e ao fim de alguns dias ou semanas, poderes começar a correr. Ou a andar de bicicleta, começa por andar em sítios planos, e gradualmente vai passando por outros caminhos, com mais obstáculos, subidas e descidas, que puxe por ti.

ATENÇÃO - não comeces feita louca a querer correr meia hora, a andar de bicicleta uma hora, ou a querer ir para o ginásio dar tudo de ti logo nos primeiros dias. Ficarás com dores musculares, vais desmotivar-te, porque não é ao fim de 2 ou 3 dias que vais ver os resultados. E PRINCIPALMENTE, não deixes de COMER! O teu corpo, a partir do momento em que tu fazes exercício, não é só no acto que estas a perder calorias, para alimentar o músculo, o teu corpo vai continuar a trabalhar, e se te alimentares correctamente, o teu corpo estará sempre a trabalhar, sempre a queimar calorias. Queimas mais calorias se praticares exercício e alimentares-te, do que não comeres e ficares a olhar para a T.V. Porque neste último caso, o teu corpo baixará o ritmo, para poupar energia, para mais um período sem comer.

Somos pessoas de hábitos, o nosso corpo também o é. Se estamos muitas horas sem comer, o corpo habitua-se a estar muito tempo sem receber os nutrientes necessários, nem a energia, e quando o recebe, armazena: para equilibrar nas horas em que não comes e devias comer.

Quando fazemos dieta, queremos perder a massa gorda, e quando estás dois ou três dias sem te alimentares, vai parecer que emagreceste, a barriga está mais lisa, ficas a sentir-te melhor, mas esse peso é logo recuperado. Porque o que perdes são os líquidos acumulados no corpo, e não as gorduras que estão armazenadas, a chamada celulite. Por isso, não vale a pena deixares de comer. O objectivo não é conseguido.

E hoje ficamos por aqui... :)

Veremos os vossos feedbacks, para depois falar mais sobre este assunto..

beijinho meninas!! :D

3 comentários:

  1. Concordo em tudo minha querida.
    Falo por experiencia propria que para emagrecer andava dias e dias só com fruta e o que me fez? emagrecer 10 kilos e engordar 15 logo no mês seguinte.
    Embora concorde que se deva fazer exercicio e ter cuidados com a alimentação, ha pessoas ( eu sou uma dlas) que só mesmo passando quase fomem conseguem deitar abaixo um ou dois kilos.
    Para quem acredita ( até pq esta provado) a obesidade é generica e já vi imensas meninas como tu e como eu desesperadas para caberem no belo do 38 mas não cabem nem que se "matem" todas.
    Cada um tem a sua estrutura ossea o q dita e bastante a nossa condição fisica, eu por muito emagreça nunca mas nunca vou ser menina magrinha que veste 36/38 nem posso ter menos de 60 kilos, pois a minha estrutuda ossea é larga e agr imaginem uma pessoa assim com 50 kilos como muitas meninas da minha idade têm xD
    O mais importante é sentirem-se bem convosco e não quererem mudar por terceiros.
    Sabem que mais, o meu pensamento é sempre este:

    " i'm beautiful no matter what they say"

    Beijinho minha querida, e estas a fazer um excelente trabalho com o blog ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo, sem dúvida! Sempre tive montes de problemas com a minha autoestima. Até quando estava bem, achava sempre que estava mal. Um dia pensei: Pára de te queixares! Se não gostas desses defeitos, faz qualquer coisa para mudar!!
    Resolvi contactar uma amiga que já andava no ginásio e comecei a ir com ela. Compromissos são compromissos e uma vez combinado já sabia que não iria faltar aos treinos! =)
    Pois é, já passou um mês e já noto algumas diferenças (sem deixar de comer aquele docinho que me alegra), mas a maior delas passa-se na minha cabeça pois sei que estou a fazer algo para me sentir melhor comigo mesma =)
    O conselho que tenho p'ra dar? Se achas que alguma coisa está mal, pára de te queixares e toma uma atitude =)

    ResponderEliminar
  3. Verdade! Não vale a pena as dietas malucas ou os liquidozinhos miraculosos. Nada melhor que uma alimentação equilibrada e exercício físico. Que, para além de nos sentirmos mais saudáveis e com uma maior auto estima, sempre ficamos mais jeitosas, eheh =p

    As companhias de ginásio ou de qualquer desporto são uma boa opção. é da maneira que nos divertimos mais e se põe a conversa em dia, antes ou depois de praticar a actividade em questão. Motiva muito mais, sem dúvida =)

    ResponderEliminar